domingo, 14 de junho de 2009

A todo vapor...ao menos parece!

Bom,estive em busca de contatos. Algumas pessoas leram o blog: valeu aí Luciene,Edgar,Fred e Jompas! Espero que possam nos ajudar nessa empreitada...
O "Estranha Poiesis" busca uma manifestação contemporânea nas artes,sejam elas de qualquer suporte. Por "contemporâneo" entendo... bulhufas! Lembro-me vagamente de uma palestra do professor da UERJ, Ítalo Morriconi, na UFU,na qual o teórico buscou delimitar e conceituar o "contemporâneo". Desculpem-me,mas não achei tão satisfatória a sua conceitualização.
No entanto,não é "culpa" dele. Acredito que seja mais uma impossibilidade histórica,do que propriamente do conceito. É-nos necessária certa distância daquilo que buscamos conceituar,para termos uma visão mais abrangente do assunto. O conceito demanda tempo, uma determinada "narrativa" por detrás para que assim se torne o que é. E para determinar o que é a arte contemporânea é preciso uma reflexão que se referencie constantemente a outros conceitos. Dentre eles, identifico-me com a tal da "representação", conceito polívoco e altamente complexo.Sendo assim, nesses "posts" tentarei não entrar muito no assunto teórico, haja vista a sua inutilidade!Somos contemporâneos,e como tais,não queremos o pensamento envolto sob qualquer dificuldade.Queremos a imagem jogada,estirada;que,afinal de contas,nos atordoe!
Sem mais futilidades,aqui vai mais outra poesia, ainda (sempre) em construção.É um pouco antiga. Dêem dicas,ok?

Considerações Primeiras



Venho escrevendo desde as 8:00 da manhã,
E desde então não tive sequer
Uma imagem que me atordoe

A ponto de cortar vínculos
Com o que é ontem
E o que foi hoje.

Assim resgato a razão,
Que entra sorrateira pelos caminhos da sensação

E calada aniquila em pedaços
As reminiscências que germinam
O terreno da imaginação.


Anésio Neto



Tenham uma boa semana!!!

4 comentários:

  1. Oiiiii. Eu tb sempre tive dificuldades em manter um blog, já tive vários. Atualmente tenho um, mto desatualizado por sinal, por pura preguiça, mas q eu gosto bastante. Boa sorte nessa. Um gde bjo e saudades mil!!!

    ResponderExcluir
  2. sensações... isso é bom, principalmente perto da razão.

    ResponderExcluir
  3. Opa, ainda não li a poesia abaixo.

    "Somos contemporâneos,e como tais,não queremos o pensamento envolto sob qualquer dificuldade."

    Sobre essa frase, considero realmente que em síntese nossa geração é formada por 'bundinhas'. Mas também acho que são justamente os 'não-bundinhas' que irão trazer algo de interessante pro mundo. E ser bundinha não é necessariamente algo ruim. E eu não sei o que é ser bundinha.

    Mas de toda forma, ainda preciso ler a poesia.

    ResponderExcluir
  4. Agora li o poema. Sugestões e comentários. Acho que essa proposição que ocorre nesse texto poderia ser mais bem sucedido em prosa, até mesmo por ser menos pretensioso. No mais, acho extremamente infame essa rima entre: razão-sensação-imaginação. Pode ser muito interessante em relação a significados ou para associações, mas não dá para engolir se for ver do ponto de vista estético e sensorial mesmo como um todo.

    ResponderExcluir